data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Refúgio para animais resgatados do tráfico, de criações ilegais, maus-tratos e vítimas de atropelamentos, o Mantenedouro São Braz, localizado no distrito de Boca do Monte, precisa de doações para concluir a construção de um ambulatório. A instalação é uma exigência da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
Ainda em setembro de 2021, o mantenedouro lançou uma campanha para arrecadar doações para a construção do ambulatório. Segundo a gerente administrativa, Silvia Machado, seis meses depois do início da ação, a obra está em estágio final:
- O Mantenedouro São Braz sobrevive graças às doações. A sociedade mais uma vez abraçou essa campanha do ambulatório. Nós recebemos bastante ajuda, desde pessoas próximas até pessoas que não nos conhecem, além de empresas. A estrutura base do ambulatório já está pronta e agora nós precisamos de mais doações para concluir a obra - ressalta.
Leia também:
9ª Expoflores do Lar Vila Itagiba começa nesta quinta-feira
Na zona rural, uma biblioteca voltada para elas pretende romper fronteiras
O ambulatório é importante para que os animais que chegam ao local passem por uma triagem e recebam os primeiros socorros em um ambiente adequado para esse tipo de atendimento. O São Braz recebe em média um animal por dia. Em sua maioria são pássaros canoros e outros animais silvestres nativos da região. Atualmente a instituição abriga cerca de 600 animais.
- Aqui nós tentamos dar uma perspectiva melhor para os animais. Que eles consigam voltar à natureza ou para que tenham um final de vida digno - completa a gerente.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Construção do ambulatório está em estágio final mas ainda necessita de doações
O Mantenedouro São Braz funciona desde 1996. No local já foram recuperados e devolvidos à natureza mais de 4 mil animais. Além disso, são gastos aproximadamente seis toneladas de alimentos mensalmente. A maior parte da equipe do local trabalha voluntariamente, e o São Braz se mantém por meio de doações e da visitação.
Para ajudar na finalização da obra do ambulatório é possível doar materiais de construção como janelas, portas e piso ou qualquer valor em dinheiro. As contribuições podem ser feitas por PIX, depósito bancário ou em dinheiro diretamente no local. A direção do mantenedouro ainda frisa que qualquer tipo de colaboração é bem-vinda, pois ainda é necessário cerca de 20 mil reais para que o espaço comece a funcionar.
CONTA PARA DOAÇÃO EM DINHEIRO
- Banco: Sicredi
- Agência: 0434
- Conta Corrente: 11800-1
- Chave Pix - CPF: 378.866.140-20
- Nome: Santos de Jesus Braz da Silva
Já quem tem interesse em conhecer o local, e ainda ajudar com a manutenção, as visitas podem ser feitas todos os dias das 8h às 12h e das 14h às 18h. O mantenedouro fica localizado na Estrada Municipal Espaço dos Ferreiros, distrito de Boca do Monte. O valor da entrada é de R$ 15 para adultos e crianças de três anos ou mais. Menores de três anos não pagam. Atualmente não é necessário realizar agendamento e a instituição fornece todos os materiais de higiene e prevenção ao coronavírus.
Quem for até o espaço vai encontrar mais de 130 espécies diferentes de animais como araras, macacos e até mesmo um urso e uma onça. Na manhã desta terça-feira, entre os visitantes estava a médica veterinária Maria Carolina Canibal, 40 anos, natural de Porto Alegre.
- Sempre que possível eu passo aqui em Santa Maria e venho ajudar o São Braz, tanto com materiais como financeiramente. Aqui é uma instituição de preservação da natureza e é muito importante nós todos da comunidade estarmos ajudando esse tipo de instituição - afirma.
VISITE O MANTENEDOURO SÃO BRAZ
- Segunda à sexta-feira: 8h às 12h e 14h às 18h
- Finais de semana e feriado: 8h às 18h30min
- Endereço: Estrada Municipal Espaço dos Ferreiros, localidade do Passo da Ferreira, distrito de Boca do Monte
- Valor: R$ 15 (menores de três anos não pagam)
O Mantenedouro São Braz divulga informações sobre as visitas e demais atualizações por meio dos perfis no Facebook e do Instagram. Também é possível tirar dúvidas e realizar doações pelo telefone (55) 99967-7707. Veja a seguir os materiais que podem ser doados:
MATERIAIS PARA A FINALIZAÇÃO DA OBRA:
- 20 metros quadrados de piso branco 30x30
- 38 metros quadrados azulejo 30x30
- 20 pacotes de rejunte
- 20 sacos de cimento cola
- 15 folhas de brasiliti 6mm com 2,44m comprimento
- 2 pacotes de prego trilheiro
- 1 porta de 1mx2,20m
- 2 basculantes de 1,20m x 1,30m
- 5 sacos de cimento
- Madeiramento para cobertura (ainda não calculado)